terça-feira, 5 de junho de 2012

Ampliando programa de práticas sustentáveis

Castelo Alimentos investe em embalagens mais ecológicas, como os rótulos verdes, de madeira de reflorestamento

Junho é o mês do meio ambiente. Por isso, a Castelo Alimentos, fabricante de vinagres e uma das principais indústrias de alimentos do País, amplia o seu programa de práticas sustentáveis. Além de já utilizar rótulos de papel produzidos a partir de árvore de reflorestamento, com selo de garantia da ONG internacional Forest Stewardship Council (FSC - Conselho de Manejo Florestal), a empresa acaba de adotar embalagem com menos resina PET na sua linha de molhos para salada. 

A medida não só diminui o impacto ambiental gerado pela produção e manuseio do material plástico, como também traz economia ao processo de produção.

Os rótulos de papel produzidos com árvore de reflorestamento também serão estendidos aos demais itens do portfólio. Desde o ano passado, a Castelo já vinha adotando os rótulos com selo verde, reconhecido em 75 países, na sua linha de molhos condimentados, como Molho de Pimenta tradicional, de Alho, Shoyu e Inglês. 

Iniciativas complementam a adequação ambiental

As novas ações fazem parte de uma série de práticas ecologicamente corretas que vêm sendo adotadas pela empresa, nos últimos anos, com objetivo de minimizar os impactos ao meio ambiente. Além da adequação ambiental na planta industrial, que envolve o tratamento de efluentes e sistema inédito de lavagem de gases, para retirar a acidez dos vapores antes de serem emitidos na atmosfera, a empresa vem buscando parcerias com fornecedores certificados de embalagens sustentáveis. 

Com isso, a empresa passou a utilizar caixas de embarque fabricadas a partir da combinação de fibras de cana-de-açúcar e de madeira, para embalar e transportar seus produtos, porém, com a mesma qualidade das embalagens confeccionadas a partir de fibras virgens de madeira. 

"Devemos investir, além da adequação ambiental, em alternativas que estimulem o mercado a produzir, cada vez mais, materiais sustentáveis para a indústria. Assim, atuaremos, de forma bastante abrangente, para o desenvolvimento de uma economia sustentável, capaz de beneficiar o meio ambiente, como também gerar empregos e divisas a toda a sociedade", afirma Marcelo Cereser, diretor superintendente da Castelo Alimentos. 

Saiba mais sobre Castelo Alimentos no www.casteloalimentos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário