terça-feira, 3 de abril de 2012

Uma festa com sabor de infância

Os alunos de Gestão em Negócios e Serviços de Alimentação, turma GNA B 11, do Senac Aclimação, em São Paulo, encerraram o módulo Hospitalidade, dia 2 de abril, com um evento para relembrar as tradicionais festas infantis, ambientadas nos lares das crianças e não em bufês. Abaixo, o texto dos alunos, que explicam o conceito do evento aos leitores do blog

O tema escolhido para o trabalho de hospitalidade foi resgatar uma festa de aniversário infantil à moda antiga. Ou seja, aquelas festinhas feitas no quintal de casa, com comidinhas caseiras típicas e decoração simples, em que quase toda a família participava da elaboração. A mãe enchia bexigas, as tias ajudavam a enrolar os docinhos etc.

Atualmente, a praticidade que os bufês infantis oferecem – aliada a uma extensa lista de serviços disponíveis, como jogos eletrônicos, mesas decoradas com efeitos especiais e brinquedos radicais – somados à falta de tempo dos pais para organizar uma festa em casa, tem atraído a preferência das famílias. Porém, esse tipo de evento, além de ter um custo mais alto, apresenta aos convidados e familiares um serviço, às vezes, muito frio e padronizado, em que o aniversariante é somente mais um entre os presentes.

Apesar de serem mais trabalhosas, pois exigem atenção e tempo para a preparação, as festas realizadas em casa também dão a oportunidade da criança se divertir antes e durante o grande dia, enquanto interage com os pais para escolherem juntos os detalhes e realizarem os preparativos. Essa comemoração, na qual a criatividade é essencial, também é exclusiva, tem “a cara” do aniversariante e um toque acolhedor da família, que recebe seus convidados.

É possível afirmar que praticamente todas as pessoas – pelos menos das gerações passadas – já realizaram ou participaram de uma festinha de aniversário em casa. Em muitos casos, essas podem ter sido as primeiras experiências de “receber bem” ou “ser bem recebido”.

O evento realizado para a conclusão do módulo de Hospitalidade do Senac Aclimação, em São Paulo, foi organizado de forma a se aproximar dos padrões tradicionais, desde o cardápio simples – cada aluno foi responsável por fazer um item –, decoração, músicas infantis e até mesmo as lembrancinhas. Para relembrar os velhos tempos, ambientar e aconchegar os convidados, algumas fotos de infância foram expostas em uma apresentação de slides e vários brinquedos dos alunos colocados sobre uma mesa. 

Profissionais convidados

Da direita para a esquerda:
Heloisa Helena de Medeiros  Duarte,
Hamilton Carraro Junior e
Chef Luciano Macri
Três profissionais do mercado de alimentação fora do lar foram convidados para um bate papo com os alunos. A experiente consultora, Heloisa Helena Medeiros Duarte, da H2 Consultoria e H2 Ateliê (http://www.h2consultoria.com.br/), traçou um panorama do mercado de alimentação fora do lar. Como temas principais: gastronomia, food service, hotelaria e segmento de padaria. Os assuntos variaram entre como gerir uma sociedade, de que forma profissionalizar uma administração familiar, a importância do atendimento ao cliente etc. Heloisa enfatizou que o treinamento da equipe sempre deve ser visto como um investimento para a produtividade e a lucratividade do negócio.


Hamilton Carraro Junior, da Atmosfera Arquitetura (http://www.atmosferaarquitetura.com.br/) conversou sobre a importância de projetos bem pensados e estruturados para restaurantes, bares, botecos, padarias etc. Conceito, ambientação e leis foram alguns dos assuntos tratados durante o encontro. Com grande expertise na área, Hamilton alertou para que os futuros proprietários consultem antes a situação de uma área e de um imóvel para começar o seu projeto. 

O Chef Luciano Macri, explanou sobre sua experiência fora e dentro do País, além de seu novo projeto para o food service, o e-Stock Food (www.estockfood.com.br). Dentre os assuntos abordados, a profissionalização fora do Brasil e a mão de obra brasileira. Macri enalteceu a qualidade do ensino brasileiro e disse que o mercardo de food service do nosso País tem muito a crescer e se desenvolver, pois já possui e continua formando ótimos profissionais.



Considerações do Blog

É difícil, realmente, comparar as antigas festas realizadas nos lares e as comemoradas em grandes bufês, cheios de brinquedos que fazem a cabeça da criançada. Cada qual tem suas propostas e seus méritos. Mas seria bom se os proprietários desses bufês resgatassem, na medida do possível, essa atmosfera de recepção caseira e hospitaleira que aproxima as pessoas.

O evento não só resgatou as características das festas infantis. A proposta foi mais longe: trouxe como reflexão a hospitalidade servida em casa, em que o anfitrião recebe seu convidado na porta e lhe dá a atenção merecida o tempo todo. O ato de revelar fotos e retratos de situações vividas na infância, bem como o de demonstrar os tipos de brinquedos prediletos, despertou nos convidados o fator surpresa presente em todo bom atendimento.

Seja em um evento, festa ou mesmo no salão de um restaurante a preocupação com os detalhes deve ser constante. A diferença pode, sim, estar na dobra de um guardanapo, na escolha de um vaso discreto para o centro da mesa, em quadros dispostos na parede, enfim no ambiente confortável e aconchegante, que se amplia a partir da simpatia dos garçons, do gerente, do chef e do proprietário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário