quarta-feira, 11 de abril de 2012

A hospitalidade que se revela sempre

Os alunos de Gestão em Negócios e Serviços de Alimentação, turma GNA A11, do Senac Aclimação, em São Paulo, encerraram o módulo Hospitalidade, dia 4 de abril, com uma nova proposta para festas de formatura, tendo como tema um baile de máscaras. Abaixo, o texto dos alunos, que explicam o conceito do evento aos leitores do blog



De que forma a nobreza do Século XVII poderia se misturar ao povo sem ser notada? Nada melhor do que um tradicional baile de máscaras para se igualar a todos.  Durante anos, as pessoas sentiram fascínio por essa modalidade de festa e, por décadas, magníficos eventos foram realizados com muito glamour e cercados de mistérios. Os bailes atuais não se comparam aos antigos, realizados em belos e grandes salões, mas também não ficam atrás quando o assunto é a criatividade das máscaras e o segredo da face, que escondem a verdadeira identidade do participante. A velha pergunta ainda está em moda: “– Quem estará por trás dessa máscara?”

O tema escolhido pela turma GNA A11 teve a intenção de representar o preparo e a dedicação que os alunos tiveram durante todo o curso: estudos solitários e em grupos, sentimentos, obstáculos, descobertas que se escondem por trás das paredes das salas de aula. A máscara representou todo o conhecimento adquirido, que a partir de agora será revelado ao mercado. “Estamos prontos para mostrar a cara ao segmento de gastronomia e food service”, afirma Fernando Marques, um dos formandos.

Além da analogia feita com as máscaras, o tema foi escolhido por representar bem o estilo dos alunos de GNA A11. Composta por estudantes antenados às novidades e mudanças no ambiente externo, a turma sempre mostrou seu lado moderno, encarando os desafios do curso e de suas carreiras com muito bom humor.

O local escolhido para a festa foi a própria sala de aula, onde se encontraram às segundas e quartas-feiras, desde o início de 2011, para debater, trocar informações, adquirir conhecimento e, claro, para promover confraternizações. Devido às limitações do ambiente, que impediriam um evento de grande porte, a decoração fez alusão a um baile de máscaras. As músicas selecionadas foram do estilo lounge, mais calmo durante o início da recepção, ao eletrônico, mais agitado para o fim da recepção.

O cardápio foi composto por finger-foods, fornecida pela empresa Formiguinha Doçaria, de Americana, SP, e um bolo comemorativo fornecido pela empresa Fatias de Amor, de São Paulo, SP. A linha finger-food foi escolhida por ser prática, informal e por permitir que as pessoas comam em pé, combinando dessa forma com o estilo despojado da festa.

A recepção aconteceu conforme o previsto. Os alunos receberam três profissionais da área de alimentos e bebidas que enriqueceram ainda mais o conteúdo da festa e do módulo. Foi exibido também um vídeo com fotos de toda trajetória da turma durante a pós-graduação, dando um caráter mais pessoal ao evento. 

Profissionais convidados

Três profissionais do mercado de alimentação fora do lar foram convidados para um bate papo com os alunos. O experiente chef Volney Miguel Ferreira falou da importância de se estar bem preparado para o mercado de trabalho, salientando que as oportunidades para quem busca profissionalização são maiores e muito interessantes. Ele também foi bastante questionado pelos alunos sobre sua longa experiência fora do País.

Hamilton Carraro Junior, da Atmosfera Arquitetura (http://www.atmosferaarquitetura.com.br/) conversou sobre a importância de projetos bem pensados e estruturados para restaurantes, bares, botecos, padarias etc. Conceito, ambientação e leis foram alguns dos assuntos tratados durante o encontro. Com grande expertise na área, Hamilton alertou para que os futuros proprietários consultem antes a situação de uma área e de um imóvel para começar o seu projeto. 

Da direita para esquerda:
Hamilton, Sergio Ricardo
e Volney.


O alerta de Hamilton deu continuidade ao debate da noite, quando o consultor empresarial e jurídico, Sergio Ricardo Lopes (http://www.caodaglio.adv.br/), da Caodaglio & Associados, escritório de advocacia que tem uma área específica de atuação no mercado de alimentação, salientou que os proprietários e gestores devem se orientar juridicamente para a abertura de novos negócios e, principalmente, para a formalização de contratos sociais. Segundo ele, o profissional preparado para estudar as melhores cláusulas contratuais é o advogado. “Este profissional, com certeza, fará com que um estabelecimento de food service siga corretamente as legislações trabalhistas, tributárias e sanitárias, bem como acompanhará processos que envolvam o assunto ‘defesa do consumidor’”, declara.  



Considerações do Blog

Como em toda boa festa de formatura, depois das apresentações e entrevistas com os convidados, aconteceu muita emoção, animação e comemoração. O baile de máscaras proposto pela turma de GNA A11 atingiu a proposta em sua essência. Os alunos se preocuparam com todos os detalhes da festa: o anfitrião foi até a recepção do Senac para receber cada um dos convidados. A elegância prevaleceu nos trajes escolhidos pelos alunos e nas belas máscaras. O vídeo relembrando os melhores momentos buscou a descontração e a alegria dos encontros. Nada de choro, o que se ouviu foram risos e gargalhadas. Quer melhor emoção do que a felicidade? O clima positivo da festa foi transmitido aos convidados, durante todo o tempo em que permaneceram nas dependências do Senac. Ao final, uma bela lembrança foi entregue para todos: um saboroso pão de mel, com uma delicada máscara também comestível, desejando sucesso a todos. Eis que a face da hospitalidade se revelou também em um baile de máscara, porque o bom atendimento não se esconde nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário