quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Laboratório para lava-louças

A Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, inaugurou o primeiro Laboratório de Lava-louças instalado no Brasil, em Rio Claro, interior de São Paulo, onde a Empresa mantém o seu Centro de Tecnologia de Lavanderia


O novo espaço tem como função ampliar a velocidade do desenvolvimento e aprovação técnica dos novos projetos de lava-louças produzidas pela empresa em Manaus. “O Laboratório de Lava-louças nos dá autonomia para desenvolver, inovar e aprovar novos projetos de produtos, além de ampliar o conhecimento e a capacitação do time de tecnologia. Antes criávamos e inovávamos, mas os testes eram realizados nos Estados Unidos, no Laboratório de Cleaning de St. Joseph Technology Center. Agora, nossos engenheiros acompanham cada detalhe do desempenho da tecnologia aplicada”, comenta Fernando D. Szewkies, gerente geral de Tecnologia de Lavanderia.

O novo Laboratório faz parte da estrutura de Product Approval and Lab Operation - PA&LO (Aprovação de Produtos e Operação de Laboratórios). O ambiente está equipado com todos os itens necessários para certificação dos produtos com base na norma europeia IEC 60436, que utiliza louças-padrão, importadas da Alemanha e Estados Unidos, e sabão específico nos testes, assim como  forno-padrão para secagem dos resíduos impregnados nas louças. “A instalação desse Laboratório reforça e comprova a importância que nosso Centro de Tecnologia tem dentro da estrutura global, além de valorizar todo o time pela excelência na execução dos trabalhados ao longo de mais de 60 anos de história das nossas marcas na região”, completa Szewkies.

A nova estrutura de pesquisa e desenvolvimento corresponde ao 23º laboratório da Whirlpool no Brasil e, além de ampliar o parque tecnológico do País, possibilitará o desenvolvimento de produtos de linha branca, cada vez mais competitivos, pois facilita e agiliza a realização de testes e diminui custos ao dispensar processos antes realizados em outros países. “O Laboratório de Lava-louças significa mais investimento em estrutura de inovação e desenvolvimento. Nossos consumidores contarão com lava-louças mais robustas e eficientes em termos de performance, tanto de lavagem quanto de consumo de energia e água. É um diferencial a mais em relação às marcas concorrentes”, diz.

As lava-louças produzidas pela Brastemp consomem, em média, de 15 a 21 litros de água (dependendo do modelo) em cada operação, comparados aos 117 litros utilizados na lavagem manual de pratos (considerando-se a mesma quantidade de louça). Com relação ao consumo de energia, utilizam 1,2kw/h, enquanto a lavagem manual com água quente gasta 2,4kw/h. 

Produção de Lava-louças em Manaus

A Whirlpool Latin America é a única indústria a fabricar lava-louças em território brasileiro. “A linha de produção em Manaus, inaugurada no início de 2011, foi um importante passo para a Companhia e também para o segmento no Brasil, já que até então todas as lava-louças comercializadas eram importadas”, ressalta Armando do Valle Júnior, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool Latin America. “Esta é mais uma iniciativa inovadora de uma Companhia que chega aos 100 anos de história”, diz.  

Segundo Armando, a produção dá impulso ao mercado brasileiro de lava-louças, que hoje tem cerca de 1,9% de penetração. “É um segmento com grande capacidade de crescimento, principalmente se comparado aos 46% de penetração do produto nos mercados de países desenvolvidos. A operação brasileira, viabilizada pelos incentivos oferecidos pela Zona Franca, contribui para aumentar o acesso do consumidor ao produto”, destaca. Desde o início da produção, a linha tem destinado 100% de sua produção ao mercado nacional. 

Do mesmo modo, a produção também fomenta a economia local, já que na fabricação são utilizados 75% de componentes nacionais, desenvolvidos por 35 empresas parceiras. “Dentre nossos fornecedores, 22% estão localizados no Pólo Industrial de Manaus. Por isso, a linha traz impacto positivo aos mercados nacional e regional, inclusive com a geração de empregos em Manaus”, completa. 

Produção sustentável

A linha foi instalada em uma área de Manaus que passou por reformas para abrigar a produção de lava-louças. Além das mudanças na infraestrutura, os processos seguem preceitos sustentáveis de fabricação da Whirlpool para o desenvolvimento de produtos com alto nível de eficiência energética e gestão de materiais e resíduos. Na operação, não há utilização de combustíveis fósseis, além da emissão zero de gases efeito estufa.  Além disso, as novas tecnologias incorporadas à linha tornam possível a reutilização da água e a redução significativa de consumo de 75 m³  para 5 m³  por mês. Fonte Assessoria de Imprensa.

Um comentário:

  1. Muito bom que haja um laboratório de desenvolvimento de produtos. Assim, os produtos podem focar a necessidade do consumidor brasileiro. A nossa realidade é que os apartamentos que o povo pode comprar estão cada vez menores e as lava-louças cada vez maiores.
    No meu caso por exemplo, tenho uma lavadora antiga, com 45x58x48 (LxAxP), perfeita para o meu espaço. No entanto, quando ela quebrar, não tenho nenhuma opção de substituição. Estou agora, reformando minha cozinha. Nem com um projeto novo, consigo adequar uma lava louças e olha que eu pesquisei todas que o mercado atualmente oferece. Quem sabe com esse laboratório apareça uma lava louça de tamanho ideal para apartamentos. E torço para que isso aconteça antes que a minha quebre.

    ResponderExcluir