quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Flashes para o Espumante Retrato Nature



O Espumante Retrato Nature, da vinícola Courmayeur, foi lançado no final do ano passado, em evento realizado no Club Transatlântico, na cidade de São Paulo. Especialistas em vinhos brasileiros, como o expert Álvaro Cézar Galvão, conhecido com “O Engenheiro que virou Vinho”, estiveram presentes no evento.  Proveniente da Serra Gaúcha, do vinhedo Colina Verde C1, o Retrato Nature é 100% composto por uvas do tipo Chardonnay. A safra é de 2011, com produção de 8 a 10 toneladas por hectares. O clima da região é quente e seco, no verão; e chuvoso e frio, no inverno.

A vinificação desse espumante acontece da seguinte forma: colheita manual e seleção das uvas no momento do recebimento. Fermentação utilizando levedura selecionada, específica para a variedade Chardonnay, realizada em tanque de aço inoxidável com controle de temperatura. Logo em seguida, inicia-se a tomada de espuma em autoclave (método Charmat), com leveduras especiais de segunda fermentação, evidenciando as características florais e frutadas, com tempo reduzido de autólise para destacar as características únicas do vinho base. Ao final da tomada de espuma resta neste espumante apenas o açúcar residual da fermentação, o que valoriza ainda mais as características e a pontencialidade da uva. www.courmayeur.com.br

Características

Visual:  coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados. Perlage fino e intenso, evidenciando o criterioso processo de fermentação.
Aromas: complexos e intensos, lembrando desde aromas primários, típicos da variedade Chardonnay, como maçã verde e abacaxi, até aromas secundários de leve torrefação e frutas maduras.
Paladar:   harmônico, equilibrado e intenso. Apresenta boa estrutura e acidez. Retrogosto frutado e muito agradável.
Harmonização:   ótimo acompanhamento para saladas e frutos do mar.
Álcool vol.%:   12,0
Açúcar residual:   1,5g/L
Acidez  total:   7,0g/L
pH:   3,10

Nenhum comentário:

Postar um comentário